terça-feira, 16 de agosto de 2011

NOTÍCIAS EM 16/08/2011

Amados e Verdadeiros Amigos.
Boa Tarde e PAZ !!!
Vila Velha, 16 de Agosto. Inverno 2011
Queridos, a pedidos, eu posto um resumo de um dos quarenta e seis laudos médicos, que dão conta da enfermidade que me acomete.  
Faço uma síntese, uma vez que a sua totalidade são cinco folhas digitadas. Sei que é um pouco extenso, mas gostaria que o amado lesse, para ter total conhecimento das situações que acometem este seu irmão e amigo.
Como já fiz anteriormente, peço ao amado que ORE, para que, em todas as circunstâncias, a VONTADE DE DEUS SEJA FEITA, e não a minha, pois sei que a vontade do SENHOR É BOA, AGRADÁVEL E PERFEITA.
Ore para que o JUIZ FEDERAL proclame A VONTADE DE DEUS.
Peço que ore, para que a minha FÉ, não seja abalada, como não tem sido e que eu consiga “abençoar” a todos os que me procuram como tenho feito até aqui.
  Este é meu sincero desejo.
  Seu Amigo sempre, No Getsêmani.

 Pr. Moisés Barboni Castorino Brandão
 “
Porque  Ele Vive Posso Crer No Amanhã, Então:
  Vivo o Milagre de Viver
”!!!
Eu sei de onde VIM, sei onde ESTOU e sei para ONDE VOU“! ALELUIA !!!


                                         LAUDO MÉDICO
                                                        Síntese:

Atesto para os devidos fins, como médico da rede pública estadual SUS,... Que o paciente MOISÉS CASTORINO BRANDÃO, AO QUAL ASSISTO profissionalmente cujo caso acompanho, apresenta GRAVES E IRREVERSSÍVEIS COMORBIDADES (coexistência de transtornos ou doenças) CARDIO-RESPIRATÓRIAS ASSOCIADAS, do tipo RESTRITIVO E OBSTRUTIVO, com hipertensão ventricular direita secundária, que lhe acarretam intensas dispnéia (Dificuldade na respiração) até mesmo aos pequenos esforços. A Ergoespirometria Cardio-respiratória... Evidenciou um a APTIDÃO MUITO FRACA, que o incapacita e impede de exercer qualquer tipo de atividade física supra fisiológica basal.
   É possível estabelecer, na patogenia do caso, que o agravo se iniciou com acometimento pleuro-pulmonar por ser reator ao teste de Mantoux (teste de Tuberculose)... O certo que este episódio Mórbido lhe acarretou a formação de extensas cicatrizes retráteis no parênquima pulmonar e, sobretudo, um espesso e extenso paquipleuriz (É uma lesão residual, determinada pelo espessamento dos folhetos parietal e visceral - fibrose e calcificação pleural) incapsulante que enclausurou o pulmão esquerdo, restringindo sua expansividade e acarretando áreas de consolidação paraquimentosas atelectásicas, não funcionantes.
   Este processo fibro-cicatricial restritivo, por si só, já causaria restrições perceptíveis ao paciente... Frequentemente ocorre à instalação de fungos oportunistas... Desencadeando a ASMA CRÔNICA E IRREVERSSÍVEL, COMO OCORRE COM O PACIENTE!
... ... ... ...
   O caso mórbido deste paciente deixou de ser apenas uma única doença assumindo as características de uma SINDROME, PROGRESIVAMENTE LETAL, SEM NENHUMA PROGRESSIVA CLÍNICA DE PROGRESSÃO OU MELHORA, EM TERMOS DE CURA, E COM PROGNÓSTICO DE PROGRESSÃO LETAL PARA O ÓBITO. Concretamente falando, os tratamentos a que o paciente se submete são paliativos e ensejam, apenas, um ilusório prolongamento de sobrevida e, sobretudo uma melhora da qualidade de vida restante. (Leia-se diminuição do sofrimento).
   A última espirometria, realizada em 08/02/2011, mostra dados preocupantes (já visíveis nas anteriores). A capacidade VITAL reduziu-se para 33.1%, em menos de um ano... A PROGRESSÃO MÓRBIDA É PERCEPTÍVEL, APESAR DOS TRATAMENTOS. O PACIENTE SOBREVIVE GRAÇAS À SUA AINDA PRESENTE CAPACIDADE DE RESPOSTA AOS MEDICAMENTOS EM USO.
... ...
   Há claras comprovações clínicas de efeitos e conseqüências secundários à disfunção no fluxo sangüíneo cardio-pulmonar, devidos à restrição da oxigenação tissular à distância, penalizando, sobretudo o cérebro: Comprometimento Neurológico (com crises de ausência, quedas e fratura nasal) comprovou ser decorrente de hipóxias cerebrais, secundárias à restrição na oxigenação cerebral, causadas por Baixo Débito Sangüíneo, evidenciando que o paciente padece de UM GRAVE ESTADO DE HIPOXEMIA durante os freqüentes episódios de crises de dispnéia.
   Há também de se considerar os danos psíquicos gerados pela condição hipoxêmica. O paciente apresenta um grau de irritabilidade exacerbado e de angustia, TÍPICAS DE PNEUMOPATAS AVANÇADOS... Isto potencializa as exacerbações asmáticas que sempre causam danos ao parênquima pulmonar e tecido nervoso.
... O risco cirúrgico é superior a 70%... nada mais resta a  se fazer, senão aguardar a evolução natural e letal do processo mórbido.
   Ante ao exposto, classifico o caso deste paciente como um CASO TERMINAL, onde só nos resta aliviar, solidariamente, o ser humano padecente. Não vislumbro qualquer perspectiva de reversão do processo, rumo a cura....o paciente se encontra na faixa crítica de alto risco de óbito: quer por crise letal de Asma; quer por falência cardíaca súbita...sem contar os danos neuronais cumulativos.
   Reitero que vejo o caso deste paciente com perspectivas irreversivelmente pessimistas, com prognóstico totalmente desfavorável, sem quaisquer perspectivas de recuperação e em estado de agravamento progressivo e letal. Por dever ético, e por desencargo de consciência, alerto que o paciente não tem a mínima condição de retorno ao exercício de qualquer atividade. Insistir em tal conduta representaria exigir dele um esforço sobre-humano, incapaz de ser executado nas suas condições de saúde. Entendo também que, até mesmo a atual situação previdenciária (de sucessivas perícias) lhe é cruelmente prejudicial porque coloca o paciente num estado de sobrecarga psíquica, de ansiedade mórbida, numa espécie de síndrome do pânico...
   Mediante o exposto recomendo consoante o parecer geral de quantos colegas de várias especialidades (pneumologia, cardiologia, cirurgia torácica, fisioterapia, neurologia etc.) que atendem ou atenderam este caso, que o paciente seja formalmente declarado incapaz, EM CARÁTER IRREVERSSÍVEL E PERMANENTE, para o exercício profissional que seja poupado dos constrangimentos periódicos e desnecessários, estressantes negativos e onerosos de enfrentar sucessivas perícias médicas inclusivas e protelatórias que lhe acarretam não só o agravamento de sua doença (deteriorando a sua já instável sanidade mental), mas encurtam ANTITERAPEUTICAMENTE, a sua SOBREVIDA, ATRAPALHANDO NOSSO TRABALHO PROFISSIONAL.
   Com base, dentre outros, nos seguintes itens do CID10: [B-90 / J-45 / J44. 9 / J-99 / I-10 / I-50 / I-68 / H-81+R-55-52 / I-27] sugiro a aposentadorias por invalidez permanente, por lesões de caráter irreversível e progressivo, do paciente em questão.
   Este é o meu parecer profissional.
   Viana, 22 de Março de 2011.
    Geraldo Fernandes Pignaton
     Tisiologista e Pneumologista
     CRM-ES 707
 P.S. Sou atendido por uma "equipe" de nove médicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário