segunda-feira, 25 de abril de 2011

José de Alencar : ESTOU PREPARADO PARA A MORTE !!!

           TESTEMUNHO DE JOSÉ DE ALENCAR

 Depoimento a Adriana Dias Lopes em Março de 2009
 Adaptado em 25/04/11, por Moisés B.C. Brandão.

          Ser mais H U M I L D E faz parte do processo.
          Este depoimento é um aprendizado!


                    "Estou preparado para a morte”

Na semana passada, o Vice-Presidente da República, José Alencar, de 77 anos, deu início a mais uma batalha contra o câncer. É o 11º tratamento ao qual ele se submete na tentativa de controlar o sarcoma, um câncer agressivo e recidivo, diagnosticado pela primeira vez em 1997.

Visivelmente abatido, quase 10 quilos mais magro, Alencar,... concedeu a entrevista enquanto passava pela primeira sessão de químio. Alencar chorou duas vezes ao falar de seus pais e da humildade, a virtude que, segundo ele, a doença lhe ensinou.

- Como o senhor está se sentindo? Está tudo ótimo: ... Memória. Tenho apetite, inclusive – só não como torresmo porque não me servem. O meu problema é o tumor. Tenho consciência de que o quadro é, no mínimo, dificílimo. Mas, como para Deus nada é impossível, estou entregue em Suas mãos.
- Desde quando o senhor sabe que, do ponto de vista médico, sua doença é incurável? Os médicos chegaram a essa conclusão há uns dois anos e logo me contaram. A informação me tranqüiliza. Ela me dá armas para lutar... Sinto a obrigação de ser absolutamente transparente quando me refiro à doença, sou um homem público.
- O senhor costuma usar o futebol como metáfora para explicar a sua luta contra a doença. E, agora, qual é o placar? Olha, depois de todas as cirurgias, agora me sinto debilitado para viver o momento mais prazeroso de uma partida: vibrar quando faço um gol...
- Como a doença alterou a sua rotina? Mineiro costuma avaliar uma... situação dizendo que "o trem está bom ou ruim". O trem está ficando feio para o meu lado. ... Ando cansado. O tratamento que eu fiz nos Estados Unidos me deu essa canseira. ... Outro fato que mudou... A rotina foi a colostomia... Faço o máximo de esforço para trabalhar normalmente. O trabalho me dá a sensação de cumprir com meu dever. Mas, às vezes, preciso de ajuda. ...
- O senhor não passa por momentos de angústia? Você deveria me perguntar se eu sei o que é angústia. Eu lhe responderia o seguinte: desconheço esse sentimento. Nunca tive isso. Desde pequeno sou assim, e não é a doença que vai mudar isso.
- O agravamento da doença lhe trouxe algum tipo de reflexão? A doença me ensinou a ser mais humilde. ... A todo o momento, peço a Deus para me conceder a graça da humildade. E Ele tem sido generoso comigo. Eu precisava disso em minha vida. Sempre fui um atrevido. Se não o fosse, não teria construído o que construí...
- É penoso para o senhor praticar a humildade?
Não, porque a humildade se desenvolve naturalmente no sofrimento. Sou obrigado a me adaptar a uma realidade em que dependo de outras pessoas para executar tarefas básicas. Pouco adianta eu ficar nervoso com determinadas limitações. Humildemente percebi que existem pessoas muito mais elevadas do que eu, como os médicos os enfermeiros e auxiliares de enfermagem anônimos...
Pensando bem, o sofrimento é enriquecedor.
- Essa sua consideração não seria uma forma de se preparar para a morte? Provavelmente, sim. Quando eu era menino, tinha uma professora que repetia a seguinte oração: "Livrai-nos da morte repentina". ...A morte consciente é melhor do que a repentina. Ela nos dá a oportunidade de refletir.
- O senhor tem medo da morte? Estou preparado para a morte... A morte para mim hoje seria um prêmio. Tornei-me uma pessoa muito melhor. Isso não significa que tenha desistido de lutar pela vida. A luta é um princípio cristão... Vivo dia após dia de forma plena. ... Só Deus sabe o dia da nossa morte... Isso cabe a Deus, exclusivamente.
- O senhor se deu conta da comoção nacional que tem provocado? Não há fortuna no mundo capaz de retribuir o carinho dos brasileiros. Sou um privilegiado. ... Não tenho medo da morte.
- O senhor se tornou mais religioso com a doença? Sou de família Cristã,... Oro o Pai-Nosso...
- Se recebesse a notícia de que foi curado, o que faria primeiro? Abraçaria a Mariza, minha esposa,  e diria: "Muito obrigado por ter cuidado tão bem de mim".

- FIM
José de Alencar, Ex-Vice Presidente do Brasil por oito anos, Maior empresário do ramo têxtil do Mundo, deu ao Sr. Luis Inácio Lula da Silva a oportunidade de se eleger Presidente da República. O Político, empresário, estadista, marido, pai ... morreu em São Paulo, às 14h 41min, do dia 30 de Março de 2011. Foi velado no Palácio do Planalto/DF (como chefe de estado) e em Belo Horizonte /MG. Multidões acompanharam a despedida - e lá foi cremado! Após lutar 13 anos contra o câncer, fazer 17 cirurgias... Partiu de Pé, Lutando e Honrado - como bom Mineiro. Mas o Homem José de Alencar, em seus conceitos e princípios, Viverá para Sempre. !!! MBCB

CARPE DIEM

Porque  Ele Vive Posso Crer No Amanhã, Então:
Vivo o Milagre de Viver " !!!
" Eu sei de onde VIM, sei onde ESTOU e sei para ONDE VOU "!   ALELUIA !!!                                                               
Moisés Barboni Castorrino Brandão

Nenhum comentário:

Postar um comentário