sábado, 8 de novembro de 2014

AMIZADE FAST FOOD.

"Mas existe amigo mais apegado que um irmão".

Vila Velha, 03 de Novembro de 2014. "Esboçado" entre Abril e Julho de 2014.

Não sou tão "velho". Entretanto, o chamado de Deus que me levou a viver em cinco estados da Federação e conhecer outros cinco, uma atípica doença que "recebi de presente" e que me faz lutar pela vida e vivê-la intensamente há mais de cinco anos, ... e umas outras coisinhas, creio me qualificam para escrever este "artigo", enfim, expor meu pensamento a respeito do assunto AMIZADE, que DENOMINO:

AMIZADE FAST FOOD.

Sou do tempo em que as pessoas se visitavam, IN LOCO -  Expressão em latim, que significa "no lugar" ou "no próprio local". Nada de "tecnológico". Era visita, por visita, por saudade, por sentir falta, por querer estar junto. Conversar e jogar conversa fora, contar "causo", abraçar, compartilhar a refeição, o afeto, a dificuldade, a vida, o AMOR ... . Sem superficialidade. Ótimas lembranças!

Hoje existem tremendas e radicais mudanças nestes aspectos.

Por um lado a tecnologia nos fez "reencontrar" antigos amigos ou conhecidos e nos permite um contato virtual, mais vezes.

Por outro lado, criou-se ou impregnou-se a superficialidade. Há comunidades "tribais", que se falam várias vezes por dia, entretanto, cada um na sua. É uma espécie de Fast Food. Comida Rápida. Na verdade ao meu ver as pessoas estão interessadas em notícias, acontecimentos, atualizações ... Não em amizade.

Popularmente, disse-se que "o cão é o melhor amigo do homem", ou será a "internet e seus benefícios"?

Amizade, é uma relação afetiva entre duas pessoas. É um relacionamento humano que envolve o conhecimento mútuo e a afeição, além de lealdade ao ponto do altruísmo Pessoas que gostam de partilhar momentos juntos, pela companhia do outro, mesmo que a atividade não seja a de sua preferência.

Carl Rogers diz que a amizade "é a aceitação de cada um como realmente ele é".

Precisamos sorver "as" e "das" amizades. Precisamos sentir o gosto, o prazer, o carinho. Sentir falta.

Amizade que não nos "custa" nada, também nada vale e se vai sem que percebamos. NÃO É AMIZADE.

Um grande amigo, que sabe que eu não participo de jogos de azar, me disse em Janeiro deste ano, quando jogávamos conversa fora - coisa de amigos - :" Eu não desejo que você fique rico, nem que ganhe na mega sena". Perguntei porque? E ele me respondeu: " Por que se isto acontecer você não virá mais em minha casa, vai se esquecer de nós"! Ledo engano. Nossa amizade já foi provada pelo tempo, provações financeiras, de ambos, "intrigas", divergências, distância, doença ... e uma séria de outros fatores " de risco". Mas somos amigos : aprendemos e conseguimos superar e prosseguir.

Conhecemos o verdadeiro amigo quando caímos, perdemos cargos, posições. Ficamos doente, de cama, sofrendo. Ele não abandona o  barco nos momentos de tempestade; então sabemos quem de fato nos ama, pois "Há amigo mais chegado que irmão"!
Creio que o
 verdadeiro amigo é aquele que adentra sua casa 
quando todos o abandonam. 

Registrado em João 15:15 ab NVI, o Cristo de Deus - JESUS - diz o seguinte: "Já não os chamo servos,... . Em vez disso, eu os tenho chamado amigos,...".

Amizade que se "deu", se "dá" e continuamente se "entrega" por nós.

Reflita sobre o assunto. 

Seu amigo sempre,

Moisés
"Tenho medo do dia em que a tecnologia vai se sobrepor à interação humana. O mundo terá uma geração de idiotas." Albert Einstein

Pr. Moisés Barboni Castorino Brandão


"Cidadão do Reino por Graça de Jesus”.
"Porque  Ele Vive Posso Crer No Amanhã.
  Vivo o Milagre de ViverALELUIA !
"Eu sei de onde VIM, sei onde ESTOU e sei para ONDE VOU"! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário