segunda-feira, 30 de março de 2015

Abundância e Escassez

Abundância e Escassez
Há duas maneiras de se olhar para a economia e a vida, inclusive no trabalho: são as “teoria da abundância” e “teoria da escassez”.
 A teoria da abundância diz que há uma quantidade infindável de recursos, criatividade e riqueza. Quanto mais fazemos para gerar riqueza, mais riqueza existe. Se alguém constrói uma casa, ela vale mais do que os materiais empregados na construção. O terreno também é mais valioso com uma casa sobre ele do que quando era terra nua. Além disso, os que trabalharam na construção ganharam dinheiro com o processo. E, por fim, o governo pode arrecadar mais impostos, dando mais empregos para policiais, bombeiros e funcionários públicos. Mais impostos deveriam significar mais escolas para que nossos filhos tenham uma educação melhor e possamos nos dar ao luxo de construir belas casas. 
 Já a teoria da escassez presume que os recursos são limitados e finitos. Se uma pessoa consegue um emprego, outra perde o seu. Se alguém ganha pouco é porque outro ganha muito. Ela leva à ganância: “Eu já consegui o meu; pior para você.”  Os que acreditam nesta teoria entendem que existe quantidade limitada de postos de trabalho e que pessoas de outro país podem tirar seu emprego. 
 Ao longo da história houve momentos em que uma ou outra teoria floresceu, e consequentemente as sociedades experimentaram períodos de depressão e fome, bem como de crescimento e prosperidade. Isto nos leva a um importante princípio bíblico. A Bíblia diz que generosidade é caminho certo para prosperidade, enquanto o entesouramento resulta em fracasso econômico. Veja a seguinte mostra de passagens extraídas do livro de Provérbios que confirmam essa realidade: 
 “Há quem dê generosamente, e vê aumentar suas riquezas; outros retêm o que deveriam dar, e caem na pobreza. O generoso prosperará; quem dá alívio aos outros, alívio receberá” - Provérbios 11.24-25. 
 Quem despreza o próximo comete pecado, mas como é feliz quem trata com bondade os necessitados” - Provérbios 14:21. 
 “Quem trata bem os pobres empresta ao Senhor, e Ele o recompensará” - Provérbios 19.17. 
  Podemos escolher ser vítimas ou ser vitoriosos. Qual sua escolha? 
 Por Jim Mathis

Extraído e Adaptado por: Pr. Moisés C. Brandão

Nenhum comentário:

Postar um comentário